sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O primeiro passo...

Falar sobre a apresentação da ciência do esporte é falar uma multiplicidade de conteúdos onde se apresenta uma diversidade de profissionais ligados a ampliação das analises e estudos do esporte e suas representações na nossa sociedade; a Educação Física, a fisioterapia, medicina do esporte, psicologia do esporte, nutrição e recentemente temos visto a presença cada vez mais constante do profissional em estatística nas equipes desportivas. Brochado (1995) menciona que devemos considerar o processo de desenvolvimento da ciência, que no passado e na atualidade, tem se mostrado como um processo de diferenciação e especialização crescentes, tanto no que se refere à determinação do objeto, quanto à metodologia. Como decorrência deste processo, as ciências individuais em diferenciação se apóiam cada vez mais umas nas outras, dependendo, portanto, cada vez mais, umas das outras. No Brasil encontra-se amparada pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Criado em 1978, o CBCE é uma entidade científica que congrega pesquisadores ligados à área de Educação Física/Ciências do Esporte. Além do CBCE, outras entidades têm dedicado seu vasto conhecimento e credibilidade as ciências do esporte entre essas merece destaque os trabalhos desenvolvidos pelo CELAFISCS com reconhecimento internacional pelos seus estudos e publicações.
O esporte acompanha as transformações que ocorrem na sociedade, refletindo em seu ambiente os avanços científicos, tecnológicos e os valores criados e desenvolvidos pelos indivíduos. Segundo o Barão de Coubertin a “busca do perfeccionismo” é essencial, conhecer o limite que se apresenta no momento em que ele é vivido, para poder superá-lo adiante, é uma constante nas narrativas de atletas sejam eles de final de semana ou de alto rendimento.  A intenção aqui não é confundir ou mistificar, apenas definir esporte de modo que ajude a entender sua relação com a vida social.  Vou procurar discutir o esporte seus benefícios, seus malefícios. Tema tão discutido entre alguns estudiosos da área, principalmente no ambiente escolar, muito bem esclarecido para alguns nem um pouco para outros.
A intenção na criação do blog é a possibilidade de democratizar e ampliar as discussões em torno das temáticas com o objetivo de levar e buscar o conhecimento a diferentes locais, pois se algo que tive a verdadeira certeza junto a meus ex-professores Cubanos é de que o conhecimento é universal e ele não pode jamais estar contido em um só local, ele deve ser constantemente expandido e que toda e qualquer dúvida sempre pode gerar novos conhecimentos. Espero que neste espaço possa ter a presença de colegas de profissão, ex-alunos, alunos e todos aqueles que acreditam que a atividade física pode ser capaz de tornar as pessoas melhores não só no aspecto biológico, mas acima de tudo no social.
SEJAM BEM VINDOS!!!

“A pesquisa não é a única forma de evolução do conhecimento, mas sempre que uma dúvida surgir devemos recorrer a ela para a solução do problema ou transmissão de um pensamento.” (Nelson Prudêncio, 2006)

Como ler mais sobre:
BROCHADO M.M.V. Ciência do esporte – Unidade, diversidade, integração. Motriz – Volume 1, Número 1, junho/1995


PRUDÊNCIO, N. Salto Triplo: O Sistema de preparação do desportista – Da detecção a promoção do talento. 2006. 193f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Formado em E.Física pela U.F.V.(95), especialista em treinamento desportivo (UGF/02), Mestre en ciencia del deporte (Facultad de Cultura Fisica de Matanzas-Cuba/2011). Apaixonado pelos estudos e investigações que envolvem as Ciências do esporte. Coordenador Técnico da Bioforma Academia & Personal Trainning ( João Monlevade). Professor da E.M. Cônego J. Higino de Freitas.