sábado, 4 de fevereiro de 2012

Capacidades e Habilidades Motoras I...

Capacidades e habilidades motoras I...
A educação física na escola se caracteriza por buscar o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades motoras, tendo como referência de partida para esse estudo o capítulo 5 da obra organizada por Böhme (2011) em que Ré & Bojikian, contribuem em dizer que o pleno desenvolvimento das habilidades motoras está veiculado a necessária aquisição das capacidades motoras. Tal necessidade de requisição depende de 3 fatores: características do executante, características do contexto e as características da tarefa a ser executada. Segundo os autores a execução das habilidades motoras depende das capacidades motoras condicionais (metabolismo energético), das capacidades motoras coordenativas (organização e controle de movimento) e do conhecimento cognitivo (tomada de decisão). Para Barbanti (1996), aquelas essenciais na eficiência do metabolismo energético são as capacidades condicionais de resistência, resistência-força, velocidade e flexibilidade; e as capacidades coordenativas que dependem de conduções nervosas e da condição em organizar e regulares o movimento, como a diferenciação sensorial, a observação, a representação, a antecipação, o ritmo, a coordenação motora, o controle motor, a reação motora e a expressão motora. A ação motora enquanto solução de um problema motor pode ser determinante para o sucesso a ser alcançado em um esporte, ou seja, a execução correta do fundamento esportivo dentro de certos padrões predeterminados. O ensino do esporte assim como demais gestos motores envolvidos no contexto escolar passam por essa problemática. As capacidades coordenativas se exploradas e trabalhadas convenientemente permitem processar informação de forma mais complexa e especializada melhorando o repertório motor, permitindo uma resposta mais rápida e com um menor dispêndio energético. Neste contexto surge na Escola através da Educação Física como espaço privilegiado, para um trabalho variado de experiências motoras que permitam uma melhoria da coordenação motora e consequentemente do desenvolvimento global. Esses programas de iniciação esportiva não podem limitar-se apenas a formar atletas, mas sim auxiliar a criança na sua formação global, como, por exemplo, nos aspectos: social, moral, cognitivo, cultural, além de outros. A correta aquisição das capacidades condicionais depende fundamentalmente do processo de maturação biológica, o que vem a confirmar a importância da variada e intensa aplicação de estímulos coordenativos que serão fundamentais na futura aquisição de tais elementos. Apoiado em Meinel e Schnabel (1984), Weineck (1999) o estímulo dos diferentes analisadores dos estímulos embora sejam utilizados nas escolas muitas vezes de forma totalmente "imperceptível e intencional" deveriam ser mais bem explorados.  Os cinestésicos - existentes nos músculos, tendões, ligamentos e articulações;  táteis - através de receptores existentes na pele; vestibulares - ouvido interno que informam sobre as mudanças na direção, aceleração e velocidade;  visuais - informam sobre a percepção da distância, dos movimentos próprios e de outras pessoas; e dos acústicos - relacionados com os estímulos através dos sons. Segue abaixo a dica de vídeos que podem em muito contribuir com esse trabalho, e a indicação bibliográfica para ampliação de estudos.
Bohme M.T.S. ( Org.) Esporte infantojuvenil: treinamento a longo prazo e talento esportivo. Phorte editora. 2011
Links dos vídeos da Escola Nacional dos treinadores de Basquetebol – Prof. Flávio Davis.


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Formado em E.Física pela U.F.V.(95), especialista em treinamento desportivo (UGF/02), Mestre en ciencia del deporte (Facultad de Cultura Fisica de Matanzas-Cuba/2011). Apaixonado pelos estudos e investigações que envolvem as Ciências do esporte. Coordenador Técnico da Bioforma Academia & Personal Trainning ( João Monlevade). Professor da E.M. Cônego J. Higino de Freitas.