sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dia Mundial da Atividade Física

Dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. Nos dias atuais sabemos ser quase impossível viver de forma sedentária em razão dos números apresentados, dos meios de comunicação, no entanto o sedentarismo ainda assola grande parte da nossa população. Hoje quero pensar nas crianças por acreditar que a base da atividade física consciente deva ocorrer na infância, não somente pelos estímulos dos pais nas escolinhas desportivas e clubes, mas, sobretudo pela (in)formação que deve partir por parte dos profissionais embutidos nos centros de educação sejam formais ou  informais. Que nesse dia ao contrario de ações que sirva para os profissionais de Educação Física refletirem suas práticas, e analisarem o que tem feito para a verdadeira mudança do cenário atual dos quadros de saúde das nossas crianças e jovens amantes ou não da atividade física. Agregar cada dia mais nossos alunos a programas regulares de atividade física é fundamental, pois, estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade.  A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto estima.

2 comentários:

  1. Achei legal esse texto aqui pra complementar o que vc disse ai em cima. Texto de Priscila Benício: PERFEITO!

    Acho que todo mundo deveria ser atleta uma vez na vida... não digo atleta de olimpíadas escolares ou de escolinha do curso básico. LEIA SE ATLETA: Pessoa treinada para competir, profissionalmente, em exercícios, esportes ou jogos que requerem força, agilidade e resistência”.

    Só o um atleta que vive, viveu e se dedicou 100% a um esporte sabe o que é abrir mão de anos de sua vida se dedicando a um sonho. Não é abrir mão APENAS da sua vida social, de outros ciclos de amizade ou de viagens de férias... é fazer tudo isso SEM SE ARREPENDER, e sabendo que lá na frente, verá o resultado, mesmo que após muita dedicação o resultado demore ou talvez nunca venha...

    O atleta acorda de madrugada e treina mais do que seu corpo acredita que pode suportar, descobre que seus limites são infinitos, e que cada detalhe faz a diferença.

    Ser atleta é saber fechar os olhos e visualizar tudo, do começo ao fim. Lembrar “daquele” dia de frio que vc levantou da cama num domingo, natal ou feriado e foi treinar... daquele treino na chuva.. daqueles treinos insuportáveis... “daquela” festa tão importante que não pode ir... “daquela” viagem de férias ou carnaval que seus amigos (os não atletas) tanto te chamavam mas que vc não podia ir.. É dar valor a um centésimo de milésimo, sabendo que um fio de cabelo pode fazer A diferença!!

    É chorar de raiva mesmo ficando em primeiro lugar, pq vc errou algo que tanto treinou...e é sorrir e morrerrr de alegria conquistando um titulo depois de tantos sacrifícios.

    Ser atleta não é para qualquer um. Tem os que nascem para estudar, os que nascem para badalar, e os que nascem para treinar! Não desmereço nenhum deles, afinal, ninguém será um eterno atleta mesmo... mas hoje, PAREBENIZO todos os atletas pelo suor do dia a dia, e para bravura de seguir sempre adiante.. NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS.

    E lembrem-se:
    A vida te ensina a perder e o esporte te ensina a querer ganhar. Não que ganharemos sempre, mas buscaremos sempre a vitoria, pois mesmo as derrotas nos trarão benefícios futuros."

    ResponderExcluir
  2. Em comemoração à data fiz uma corridinha de 9600 metros.
    Grande abraço ao Mestre André, pelo incentivo que tornou-me um papaléguas...

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Formado em E.Física pela U.F.V.(95), especialista em treinamento desportivo (UGF/02), Mestre en ciencia del deporte (Facultad de Cultura Fisica de Matanzas-Cuba/2011). Apaixonado pelos estudos e investigações que envolvem as Ciências do esporte. Coordenador Técnico da Bioforma Academia & Personal Trainning ( João Monlevade). Professor da E.M. Cônego J. Higino de Freitas.